Curso

Curso especial Economia Renda Fixa

Interpolação, hedge e simulação da estrutura a termo

Fornecer técnicas modernas para avaliação, hedge do risco de taxa de juros e simulação da estrutura a termo das taxas de juros, com ênfase em aplicações ao mercado brasileiro. Apresentaremos aplicações ao mercado brasileiro com material didático em português e problemas resolvidos em planilhas de Excel.

Inscrição R$ 3.880,00

EM BREVE

Informações gerais

MAIS INFORMAÇÕES

Entre em contato pelo e-mail contato@fce.com.br ou ligue para (21) 2557-9284

OBJETIVO

Fornecer técnicas modernas para avaliação, hedge do risco de taxa de juros e simulação da estrutura a termo das taxas de juros, com ênfase em aplicações ao mercado brasileiro. Apresentaremos aplicações ao mercado brasileiro com material didático em português e problemas resolvidos em planilhas de Excel.

PARA QUEM É ESSE CURSO

Responsáveis por investimentos, financeiras, fundos, carteira própria, contabilidade, auditoria, gestão de risco, trading, produtos, fundos de pensão, corretoras, bancos e grandes empresas. Empresários em geral que estejam preocupados com a correta avaliação de seus títulos em carteira.

METODOLOGIA

Os tópicos abaixo serão estudados através de exposição teórica, seguida do estudo de caso com dados de mercado e exemplos resolvidos em planilhas de Excel. Os participantes contarão com simulações e exercícios práticos. Material didático em português com os exemplos retirados do mercado e resolvidos em planilha eletrônica.

INSTRUTORES

Gyorgy Varga



Doutor em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas - EPGE/FGV. Sócio fundador da FCE, renomada escola voltada para profissionais do mercado financeiro. Trabalhou anteriormente em diversas instituições financeiras, entre elas o Bankers Trust, em Nova Iorque, como trader e Gerente de risco de produtos derivativos. Professor da FGV, faz pesquisa e consultoria na área de finanças. Autor de diversos seminários, artigos e livros de finanças. Além de suas atividades de pesquisa e ensino, também possui experiência como sócio fundador e investidor em empresas fintech na América Latina.

Tópicos do programa

  1. Interpolação da Estrutura a Termo
    . Diversos tipos de taxas de juros
    . Preço de instrumentos de renda fixa e marcação a mercado
    . O que é estrutura a termo da taxa de juros
    . Fontes de taxas spot: futuros de taxa de juros (DI), NTNs e SWAP
    . Extração dos dados: bootstrapping e fitting da estrutura a termo
    . Métodos de Interpolação: linear, flat forward, Splines e Nelson-Siegel
    . Desenho da estrutura a termo pré-fixada e cambial
  2. Simulação da Estrutura a Termo
    . Comportamento da ET nos EUA
    . Comportamento da ET no Brasil
    . Volatilidade e distribuição de probabilidade da ET
    . Procedimento de cálculo da volatilidade da taxa de juros
    . Método de Monte Carlo aplicado a ET
    . Fatores que afetam a ET
    . Componentes principais e modelos de fatores
    . Simulação da estrutura a termo
    . Representação binomial
    . Simulação com modelos VAR
  1. Estratégias de hedge
    . Preço dos títulos, duração, convexidade e valor do tempo
    . Duration hedge
    . Hedge de mínima variância e exato
    . Modelo de componentes principais
    . Key rates x bucket hedge
    . Exercício de hedge de risco de taxa de juros com SWAP e futuro de DI